Siga-nos nas redes sociais

FAPCEN e Globo Rural: Mostrando a Transformação Sustentável no Cerrado

O ano de 2025 marca para o Brasil um momento histórico com a realização da COP 30, onde as discussões estarão fortemente direcionadas às Mudanças Climáticas. Os temas mais sensíveis incluem o desmatamento, as queimadas e a emissão de gases de efeito estufa, com foco especial na Floresta Amazônica e no Cerrado.

No Cerrado, municípios do Maranhão e do Piauí — ainda considerados fronteiras agrícolas — continuam entre os que apresentam maiores índices de áreas desmatadas. Foi nesse contexto que, a equipe da FAPCEN acompanhou os trabalhos de reportagem da Globo Rural em uma propriedade rural certificada pela Round Table on Responsible Soy (RTRS).

O objetivo foi demonstrar, na prática, o combate a um problema crítico que tem gerado grande preocupação global: A Certificação. A proposta foi mostrar como são realizados os procedimentos internos em uma propriedade para atender aos requisitos, compreender as dificuldades para alcançar níveis de conformidade com princípios e critérios exigidos internacionalmente e vivenciar, de perto, os desafios logísticos, como estradas precárias e longas distâncias entre as cidades polo e as áreas de produção.

Na ocasião, a FAPCEN apresentou resultados concretos que comprovam o potencial transformador da certificação: valorização regional, segurança jurídica, fortalecimento de ações socioambientais e engajamento dos colaboradores — um modelo de gestão diferenciado que se destaca como referência para o desenvolvimento sustentável no Cerrado.