Com uma visão de futuro e construindo pontes para o conhecimento, a FAPCEN sempre busca parcerias que fortalecem a educação, com esse intuito foi promovido na Fazenda Sol Nascente Oficinas, Cursos e Treinamentos. Com a condução e organização do Sindibalsas, FAEMA – SENAR e a AGERP-MA.
A Empraba Amazônia Oriental e a Agropecuária Millenium também estiveram presentes e realizaram repasse técnico sobre as novas variedades de feijão-caupi e os novos materiais de mandioca, respectivamente. Na ocasião, Rui Gomes, Doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas), apresentou para os pequenos produtores as principais características das novas cultivares de feijão, como alto valor de mercado e os principais atributos das novas cultivares de feijão. Representando a Agropecuária Millenium, Benedito Dutra produtor de mandioca no Pará, apresentou diversos cultivares de mandioca e demostrou como extrair o máximo dessa cultura em nossa região.
Os cursos que tiveram as inscrições esgotadas dias antes do AGROBALSAS, foram organizados gratuitamente, com aulas teóricas e práticas, buscando a profissionalização de jovens que buscam integrar o mercado de trabalho. Os cursos disponibilizados foram: Operação e Manutenção de Máquinas, Análise e Classificação de Grãos, Operação de Drones e NR 31.7 – Aplicação de Defensivos Agrícolas. Diariamente também foram oferecidas para o público oficinas, também realizadas na Fazenda Sol Nascente de: Silagem, Piscicultura, Cerca Elétrica, Hidropônica e Manejo de Bananal. Recebendo diversos públicos, esse trabalho é um trabalho que a FAPCEN busca fortalecer para possibilitar que mais jovens possam estar qualificados para o mercado de trabalho, com qualificação e preparo atualizado.