Siga-nos nas redes sociais

AGROBALSAS 2025: Construindo Pontes para um Agro Sustentável e Inclusivo no Maranhão

Um evento do agronegócio, considerado entre os 10 maiores no Brasil, ocupando 57 hectares na Fazenda Sol Nascente, sede da Fundação de Pesquisa do Corredor Exportação NorteFAPCEN, realizado na cidade de Balsas estado do Maranhão que conta com o apoio do Governo do Estado, e suas secretarias, Prefeitura Municipal e com o maior apoio provindo dos produtores rurais certificados.

Em sua 21° edição o tema proposto foi “Construindo Pontes” que retrata uma ideia da Capela Cistina no quadro de Michelangelo “O Dedo de Deus”. Culminando com os braços do produtor e produtora rural, a ideia traduz a responsabilidade na arte de produzir alimentos, preservar os errados, minimizar diferenças sociais e riscos ocasionados pelo agronegócio.

Traduz respeito entre os homens de bem e deixa sua marca culminando com a grande participação das Instituições parceiras, que a cada ano reconhece ser o AGROBALSAS um grande palco da comunicação do agro brasileiro.

No primeiro dia a FAPCEN sediou um grande diálogo entre o Governador Carlos Brandao com produtores da APROSOJA, SINDIBALSAS demais ASSOCIAÇÕES, culminando em acertos necessários a classe e desenvolvimento em conjunto.

A Solenidade de Abertura, todas as autoridades presentes e homenageados receberam o “Troféu Construindo Pontes“, contando com a presença dos povos indígenas, quilombolas, gaúchos, nordestinos, todos entrelaçados mostrando o que somos e fazemos.

Na sequência um grande debate entre pesquisadores, produtores e diferentes Instituições de pesquisa, sobre a Regeneração do solo, da água e da atmosfera consolidou a Criação do Núcleo de Balsas onde a FAPCEN realizou a entrega do Troféu Raízes aos palestrantes. Noutros dias palestrantes da EMBRAPA juntamente com técnicos da FAPCEN lideraram o III WORKSHOP DA AGRICULTURA FAMILIAR, recebendo mais de 500 pessoas dias nas suas 45 vitrines tecnológicas de diferentes cultivos. Sistema Judiciários com seus Desembargadores, Juízes, Promotores e Advogados direcionavam a temas que envolvem o agro as comunidades e universidades. As mulheres (do agro povos tradicionais. Turismo, empreendedorismo) receberam seus merecidos prêmios pela interação com as comunidades. Um desfile com trajes indígenas da tribo Guajajara abrilhantou uma nova comunicação para o agro Brasil, cuja participação marcou esta edição.

No turismo coordenado pela Instancia Chapada das Mesas, além o lançamento do Balonismo nas Chapadas, uma organização territorial que abrange 17 municípios ficou formata com metas e trabalhos a serem realizados. Finalizando com a minimização dos principais riscos da agropecuária junto aos agentes de inteligência contribuindo com debates e discussões nos principais entraves regionais. Tudo isso vinculados as principais mídias, dentre elas TV Mirante e Canal Rural. Pode-se afirmar que através do AGROBALSAS, novas ações seguem rumo ao desenvolvimento sustentável, valorizando e proporcionando maior visibilidade a este território, destaca Gisela Introvini, ela que está à frente deste grandioso evento desde sua primeira edição ocorrida no ano 2.000.