Nesta segunda-feira, 35 produtores do Maranhão e do Piauí receberam o selo sustentabilidade e o certificado com o padrão de produção de soja responsável.
Começou nesta segunda-feira a 20ª edição da Agrobalsas, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. O evento, que ocorre na cidade de Balsas, no Maranhão, reúne produtores, empresários e autoridades do setor para discutir as últimas tendências e tecnologias no campo.
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, prestigiou o evento e destacou a importância da feira como um espaço crucial para impulsionar o agronegócio brasileiro. “A Agrobalsas é um reflexo do potencial agrícola do Brasil e um catalisador para o desenvolvimento econômico e social das regiões agrícolas”, afirmou Fávaro.
Carlos Brandão, governador do Maranhão, ressaltou o papel estratégico da agropecuária do estado no contexto nacional e internacional. “O Maranhão possui um enorme potencial agrícola e está comprometido em criar um ambiente favorável para o crescimento sustentável do setor”.
Estímulo à agricultura familiar
Gracilene de Jesus é produtora rural no município de Chapadinha, região leste maranhense. É a primeira vez que ela expõe seus produtos na feira. viajou pelo menos 700 km para estar na Agrobalsas. A motivação é única: compartilhar o conhecimento do babaçu e o sabor das suas receitas com os visitantes. “ Nós trabalhamos com o coco babaçu. A Agrobalsas vem fortalecer a venda dos nossos produtos. Assim, podemos mostrar para as pessoas o que pode ser feito com essa fruta. Para mim, o babaçu é vida”.
Assim como a Gracilene, a Elisângela também está na feira pela primeira vez. E se a primeira produtora encontrou vida no babaçu, a segunda descobriu na banana, fazendo doces e reaproveitando o tronco da fruta para o artesanato. Para ela, seu ofício é simples: exercer a chamada economia sustentável. “Eu produzo bananeiras, faço o doce e também aproveito o tronco para fazer artesanatos. Nada se perde. Assim, reciclamos o tronco e cuidamos do planeta ”,comentou.
Promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), a Agrobalsas vai reunir durante os seis dias de evento, empresários do setor agrícola, instituições públicas, produtores rurais e pecuaristas do Maranhão e de outros estados do país. Na programação, cursos, treinamentos, oficinas, campanhas educativas, casamento comunitário e uma série de palestras temáticas.
Movimentação
Segundo o governo do Maranhão, o maior evento de agronegócio no estado deve movimentar mais de R$ 3,2 bilhões em novos negócios. conta com mais de 2.800 expositores e 170 mil visitantes, números da última edição.
O tema escolhido deste ano é: “O milagre no Cerrado”. Para Paulo Kreling, Presidente da FAPCEN, pode ser chamado de milagre a ousadia, a coragem e o muito trabalho necessário para poder domar, ocupar, entender as suas riquezas, para depois poder valorizar o Cerrado. “Para produzir riquezas para a humanidade foi necessária a implantação e transferência de tecnologias, com Inteligência, Resiliência e Pioneirismo do Povo Brasileiro”, disse.
Nesta segunda-feira, 35 produtores do Maranhão e do Piauí receberam o selo sustentabilidade e o certificado com o padrão de produção de soja responsável. São várias mãos, vários rostos e vários nomes presentes na feira. Uma demonstração de que a região tem um grande potencial de crescimento agrícola, produzindo com responsabilidade e sustentabilidade.
POR MICHELLE JARDIM
FONTE: https://planetacampo.canalrural.com.br/noticias/agrobalsas-2024-fortalecendo-a-agropecuaria-maranhense-e-brasileira/